Há vários tempos venho percebido que um dos obstáculos para o Brasileiro crescer e prosperar são os próprios Brasileiros. Isso advém de várias experiências que percebi ao longo dos anos no trabalho e na vida pessoal.
Vejo profissionais se reinventando ao longo de sua trajetória profissional e em muitos casos empreendendo com iniciativas muito interessantes, no campo de novos negócios e também quanto a suas carreiras, migrando para nichos de mercado ou simplesmente oferecendo algo melhor no mercado. Ao conversar com alguns deles, percebi que a expectativas que eles têm quanto ao seu invento ou negócio leva muito em conta seu networking, conhecimento de pessoas, do negócio e sua expertise no que oferece. Essa expectativa é de que com o conhecimento de muitas pessoas, uma dessas irá apoiar seu negócio, se tornando consumidor do seu invento ou mesmo recomendando para algum amigo.
Mas não bem isso, na sua maioria e, porquê isso acontece? Bem, quando da apresentação do negócio, os “amigos” apoiam, dizem que é muito bom, que irá dar muito certo, criando expectativas falsas do apoio que parecem dar. Ao informar sobre seu empreendedorismo cria automaticamente adversários, inimigos profissionais e pessoal e até concorrentes, pessoas que simplesmente pela falta de capacidade ou coragem de empreender se posicionam como adversários e desaparecem ou evitam o contato. Percebo com isso a falta de torcida pelo Brasileiro, que o negócio dê certo, que prospere e que com isso crie oportunidade para outros profissionais.
Faça diferente dessas pessoas, torça pelo brasileiro sempre.